ÁRIES
Os arianos tendem a buscar novas experiências. Aquilo que não puder se transformar e evoluir tende a chegar ao fim, pois possivelmente não se encaixará com as necessidades atuais do nativo. Nesse caso, não são as situações que mudam e exigem que os arianos mudem: é o nativo que mudará, e as pessoas e situações de antes deixarão de fazer sentido em sua vida.
O interessante deste ano é que estas mudanças têm o suporte de Saturno em Sagitário, que assegura que as transformações não serão tresloucadas e nem um salto em direção ao vazio. Saturno em Sagitário fala de estrutura e consolidação, portanto, é possível que 2016 seja um ano no qual mudanças ocorridas abruptamente em 2014 e 2015 venham encontrar uma base sólida sobre a qual se confirmar e se estabelecer. Alguns nativos podem mudar de emprego ou terem sua posição confirmada em um cargo assumido antes.
TOURO
As coisas estão se transformando lentamente, mas ainda não estão claras para onde estão indo, especialmente devido à influência de Netuno, que dissolve, mas tem muita dificuldade em dar forma. A influência de Plutão tem o objetivo de eliminar aquilo que não serve mais, mas por ser um aspecto de trígono, não é algo destrutivo. Neste sentido, 2016 promete: este é um ano que será percebido e vivido de maneira mais positiva, pelo menos no que diz respeito à vida material deverão ter menos problemas para levar adiante seus planos, e as coisas tendem a assumir um ritmo mais constante. É como se agora lhes fosse oferecida a oportunidade de dar alguma forma ao que vem se transformando nos últimos anos, e com um resultado positivo.
GÊMEOS
Ano de crescimento e expansão para os geminianos , mas somente se as oportunidades que se apresentarem forem encaradas com humildade. Os geminianos terão o desejo de desenvolver aquilo que está em curso em suas vidas. Haverá um sentimento de que as coisas podem ser maiores e melhores. E isso não é negativo. O problema desta influência é que ela é uma quadratura, portanto, junto com esta certeza de que é possível crescer, virá também uma sensação de que merecemos mais do que temos. E esse sentimento de merecimento, em alguns casos, vem acompanhado de uma certa arrogância, que nos impede de lutar por aquele crescimento, se assim for necessário.
Pode indicar um ano de frustração, no qual os geminianos sentem que estão se dedicando muito, trabalhando duro, que já está mais do que na hora de chegar o reconhecimento, que não vem. Essa frustração pode gerar o desejo de navegar outros mares, explorar outros horizontes. Entenda, porém, que como Saturno está em oposição, esteja onde estiver, você provavelmente precisará provar o seu valor e a que veio. E é possível que em 2016 você realmente não receba o reconhecimento tão esperado e merecido. 2017 pode ser mais favorável neste sentido.
CÂNCER
Agora, as mudanças não deverão trazer à tona nenhum assunto que já não esteja em voga há alguns anos. Será mais uma questão de sabermos onde queremos nos estabelecer como pessoa diante da nossa própria vida, além de abandonar tudo aquilo que esteja impedindo a concretização disso. Aceite a impermanência das coisas e busque situações nas quais você possa exercer maior independência. Talvez não seja o momento de cuidar e nem de ser cuidado. No entanto, o ano é ótimo para tentar algo que tenha muito a ver com você, mas que seja totalmente fora do seu lugar comum. Tome riscos. Qual o pior resultado possível?
Os meses de janeiro a março indicam um excelente momento para fazer planos e agir em relação ao que deseja alcançar. Marte em Escorpião favorece a estratégia e intensifica a intuição: portanto, use o seu sexto sentido em prol dos seus objetivos, sem deixar de lado o seu lado racional, que o sucesso é provável. Já o período que vai do final de maio ao final de junho traz um momento de revisão de estratégia: como você está em relação ao alcance do seu objetivo? Esse é um momento de identificar pontos fracos em seus projetos para corrigi-los e aumentar as suas chances de sucesso. O que você poderia fazer melhor? Revise os seus planos.
LEÃO
Ano positivo e de crescimento para os leoninos. Saturno em Sagitário indica que esta é a hora de colocar mais uma pedra na escada em direção ao sucesso, seja na vida pessoal ou profissional. Esse pode ser um bom momento para relacionamentos, no qual a intimidade e a estrutura da relação se solidificam. Também pode ser um momento de crescimento profissional, em que a ascensão vem como resultado natural de um bom trabalho feito até aqui.
Nada que promova o caos ou que seja indesejado: muito pelo contrário, as mudanças tendem a trazer uma chama de excitação em relação ao novo, que não acontece sem que haja uma sólida estrutura sobre a qual se estabelecer. É importante destacar, no entanto, que tais aspectos são de trígono, o que indica facilidades na realização dos seus objetivos, mas requer um movimento do indivíduo para dar início aos mesmos. Trígonos indicam janelas de oportunidades favoráveis, que se não forem aproveitadas, não têm o poder de gerar acontecimentos por si só.
VIRGEM
Os virginianos contarão com a presença do benevolente planeta Júpiter em seu signo. Júpiter fala de expansão, crescimento, novos horizontes, aprendizado, outras línguas, outras culturas, enfim, tudo aquilo que amplie nosso horizonte mental e material está coberto pelo planeta. Muitas pessoas com este trânsito conseguem um trabalho melhor remunerado, iniciam uma nova faculdade, viajam para o exterior e entram em contato com outras culturas, mudam para uma casa maior/melhor localizada, se casam, e algumas se separam (se o casamento não estiver bom).
Mas nem tudo serão flores, é preciso ficar atento à forte influência que Netuno está exercendo através da oposição desde o signo de Peixes. Para os virginianos, tão práticos e orientados ao lado concreto e material da vida, esta oposição torna tudo bastante fluido, incerto, indefinido. As coisas estão mudando e não se sabe muito bem como e nem para onde. Os virginianos estão tomando decisões que não são típicas deles, surpreendendo todos à sua volta. Eles podem estar simplesmente tentando seguir sua intuição, sua voz interior, trilhando um caminho que até vai contra a sua natureza, mas que para eles parece ser o caminho certo. Será mesmo? Pouco provável.
LIBRA
Até maio, o ano será estressante para os librianos. 2016 começa em um tom mais elevado, mais agitado. Porém, nada que deverá surpreender estes librianos. Embora muitas mudanças já tenham ocorrido nos últimos anos (e ainda é possível que algumas coisas venham a mudar), o mais provável é que este seja um ano de assentamento: os movimentos decorrentes deste último encontro entre Urano e Plutão deverão acomodar as coisas que ainda não estão devidamente estabelecidas em seus novos lugares. Atenção para o dia 23 de março de 2016, com margem de quatro dias a mais ou a menos, já que nesta data temos um eclipse lunar em seu signo, sugerindo que algo tende a chegar ao seu ponto máximo, trazendo um fim, não necessariamente fácil ou favorável, mas necessário. Lembre-se que, com estes dois planetas em jogo, é importante poder renunciar a tudo que já não cabe em nossa vida, deixando ir aquilo que quer ou precisa partir, para podermos caminhar mais leves.
ESCORPIÃO
Ano movimentado para os escorpianos de todos os decanatos, excelente para iniciar projetos ou para retomar alguma atividade física: Marte estará transitando pelo seu signo em conjunção ao seu Sol durante boa parte do ano (entre janeiro e março, e entre junho e agosto), dando-lhe muita energia física e vitalidade para começar qualquer coisa que deseje. O seu vigor para lutar por aquilo que deseja está em alta. No que diz respeito ao amor e ao magnetismo pessoal, outubro de 2016 será o seu mês, quando Vênus fará uma passagem um tanto breve pelo seu signo. Portanto, quando outubro começar, é importante estar preparado para entrar em ação e usar seu charme para facilitar a abertura de portas - tanto no nível pessoal, como no profissional. Outros momentos favoráveis para o seu magnetismo e influência pessoal incluem os períodos de 13/3 a 5/4, e de 18/6 a 12/7. Aproveite!
SAGITÁRIO
Para os sagitarianos, o ano tem início sugerindo poder de sedução e persuasão em alta o charme será necessário para começar o ano abrindo portas. Aproveite, porque de maneira geral o ano de 2016 será uma época de compromissos, responsabilidade e foco. Saturno em seu signo está orientando toda a energia criativa sagitariana para o lado concreto e prático da vida, ajudando-os quiçá a realizar sonhos e projetos que antes não haviam saído do papel. Uma outra manifestação comum de Saturno neste signo é o aumento de trabalho e uma diminuição do nosso brilho pessoal: parece que ficamos mais sérios, maduros e responsáveis e, com isso, nem sempre somos ? A alma da festa?
Do jeito que os sagitarianos tanto gostam. Mas isso não é negativo. Pode ser um ano de fim ou começo de ciclo, no qual tem início um novo trabalho, um novo negócio ou um novo relacionamento, algo que não necessariamente começa com fogos de artifício, mas que certamente veio para ficar. Aproveite este período para investir naquilo que deseja que perdure por muito tempo em sua vida.
CAPRICÓRNIO
Este é um ano de crescimento, para os nativos do segundo e do terceiro decanato. Júpiter em Virgem indica que estes indivíduos estarão trabalhando com maior foco e atenção aos detalhes, o que se alinha à natureza dedicada e perfeccionista dos capricornianos. O resultado deste trabalho, seja no campo pessoal ou profissional, é maior reconhecimento e expansão dos horizontes. Este é um ano no qual os nativos de Capricórnio podem investir em viagens, estudos, aprendizado de idiomas ou de leis, ou entrar em contato com outras culturas. É importante, no entanto, cuidado com a saúde, já que Júpiter em Virgem tende a gerar maior indulgência com o próprio corpo ou, o contrário, uma obsessão por atitudes saudáveis e alimentação adequada. Tente encontrar a moderação e evite os extremos.
AQUÁRIO
Estes primeiros meses devem ser cheios de surpresas e mudanças que abrangem tanto o lado pessoal quanto o profissional. O ritmo das mudanças, no entanto, deve diminuir entre julho e outubro, já que Urano retrograda neste período, dando tempo para revisarem os últimos acontecimentos e "tomarem fôlego" para o próximo ciclo de mudanças, que reinicia em 29 de dezembro, quando Urano entra novamente em movimento direto. No entanto, os efeitos desta quadratura de Urano são sentidos ainda mais intensamente, já que eles são regidos por este planeta. Isso indica que, em alguns casos, poderemos ver aquarianos agindo de forma bastante incomum para a sua natureza (alguns mais rebeldes podem decidir se assentar, por exemplo), enquanto outros podem ficar ainda mais rebeldes e decidirem se tornar ainda mais independentes do que já são. Quando Urano está envolvido, é difícil prever o resultado. A única coisa certa é que será inesperado.
PEIXES
Este é um ano de desejo de crescimento e expansão para os piscianos. Júpiter em trânsito pelo seu signo oposto, Virgem, o fará olhar a sua volta e se perguntar: isso é o melhor que eu consigo da minha vida? Ambição dificilmente é algo negativo, especialmente para estes nativos de natureza passiva. O problema de Júpiter é que ele pode causar uma autoavaliação exagerada do nosso próprio valor e, em aspecto de oposição, levar à autoindulgência. Quando bem utilizado, Júpiter em qualquer aspecto é positivo, porque sempre traz crescimento. Se for mal utilizado, ele infla demais o nosso ego, fazendo-nos mais arrogantes sem nos levar a lugar algum, já que nos sentamos e nos ofendemos com o fato do mundo a nossa volta não ser capaz de apreciar o nosso valor. Portanto, vale ficar atento a esta influência para aproveitá-la da melhor maneira possível.